O que por muitos anos foi negligenciado por muitas pessoas, agora segundo a OMS / Organização Mundial de Saúde é prioridade em todo o mundo: Cuidar da saúde mental, e isso vale para todas as idades. Pesquisas apontam que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental.
Visando dar mais visibilidade ao tema, foi criada em 2014 a campanha Janeiro Branco no Brasil. A mesma busca chamar a atenção de todos para os principais problemas referente à saúde da mente; fatores como estresse, desânimo, tristeza, depressão, e até questões mais extremas como a síndrome de burn out (esgotamento total) e suicídios.
Na recente campanha “Janeiro Branco Fribal” foram realizadas diversas palestras educativas e rodas de conversas com colaboradores, com o intuito de alertar sobre a importância e os cuidados que se deve ter para manter uma vida equilibrada e mentalmente saudável. E o ponto de partida é levar informações claras para promover a maior conscientização de todos e todas sobre esse tema.
“Como forma de mostrar que estamos atentos àquilo que nem sempre pode ser visto e nos preocupamos com o que pode ser sentido por todos e todas, promovemos palestras e rodas de conversas com profissionais da área de saúde, como psicólogos e psiquiatras, além da disseminação de uma comunicação interna especial, com dicas de como aliviar sintomas de estresse, ansiedade e sobre como podemos levar uma vida mais leve dentro e fora do nosso ambiente de trabalho” revela Larissa Silva, especialista em desenvolvimento humano organizacional.
Segundo Larissa, essa programação foi pensada e organizada pelo time de especialistas em Gestão de Gente da Fribal, que também é responsável pelo novo programa de saúde mental no trabalho chamado "Fribal Acolhe", um espaço voltado à escuta e acolhimento de todos os profissionais da empresa, em fase de implantação.
O mês de janeiro já terminou, mas o tema Saúde Mental segue como um cuidado constante no Grupo Fribal, em prol da saúde mental dos colaboradores ao longo de todo o ano.
Comments