Palestra e Dinâmica para reciclar e sensibilizar profissionais reforçaram a cultura de prevenção às lesões do HSE/HSLZ
As LPP / Lesões Por Pressão, que ocorrem devido o contato prolongado da pele de uma pessoa deitada por muito tempo em um leito, é uma das complicações mais sérias, complexas e preocupantes no que diz respeito à segurança de pacientes em tratamento, internados em hospitais ou acamados em casa.
Também conhecidas como escaras, essas lesões são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. E ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas. A ferida pode ser superficial (atingindo apenas a epiderme) ou profunda, chegando a comprometer músculos, tendões, ossos e até órgãos. As partes mais comprometidas geralmente são a região sacral (acima do cóccix); trocânteres (parte superior e lateral do fêmur); Maléolos (osso lateral dos pés) e Calcanhares (devido ao constante contato com a cama).
Mas tudo isso poderia ser evitado com cuidados específicos, começando pela disciplina na realização de mudanças de lado do paciente no leito, medida conhecida como mudanças de decúbitos, que são fundamentais como medidas preventivas contra a formação de escaras. Essas e outras técnicas, assim como a importância do suporte nutricional foram os temas tratados no evento “Mude de Lado: Previna a LPP” que aconteceu na sede do Hospital dos Servidores Estaduais, promovido pelas Diretorias do HSE/HSLZ, e sob o comando da Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa.
O evento foi voltado para a sensibilização e reciclagem dos profissionais de saúde multidisciplinares do HSE/HSLZ. Além da roda de conversa, houve uma dinâmica denominada de “Labirinto da LPP” que contou com a participação das equipes de Prevenção e Tratamento da LPP; de Curativos e de Nutrição. Através dos stands montados para a dinâmica, foram explicados em detalhes questões como os estágios da lesão; formas de prevenção e tratamento, além do suporte nutricional.
O Dir. Geral do HSE/HSLZ ressaltou a cultura de prevenção às lesões que norteiam o trabalho das equipes:
“Além de colocar em risco a saúde do paciente, as lesões por pressões geram um trabalho muito maior das equipes e precisam ser evitadas. Por isso a importância desse evento, que vem reforçar a contínua preocupação dos nossos times de enfermagem e nutrição, no sentido de se manter uma cultura de prevenção às lesões. Prevenir e evitar é muito melhor que tratar, esse é o nosso objetivo e sempre sensibilizamos nossas equipes para que mantenham esse foco. Todos que participaram estão de parabéns pela excelência e criatividade do evento, que de forma lúdica e objetiva, mostrou na prática o que pode e deve ser feito em busca da meta de 0 lesões” declarou o Diretor Plínio Tuzzolo.
Comments