Dr. Felipe Rossi, fundador da ONG “Por 1 Sorriso”, se destaca em atendimentos sociais no Brasil e no mundo
O evento acadêmico VI Jornada de Odontologia da UNDB (VI JOUNDB) aconteceu essa semana em São Luís, com uma ampla programação voltada para a atualização profissional de graduandos em Odontologia e Cirurgiões-dentistas. Foram abordados temas relevantes da profissão, com palestrantes convidados de renome, a exemplo do Dr. Felipe Rossi, cirurgião – dentista fundador da ONG “Por 1 Sorriso” que tem se destacado no Brasil e no mundo com atendimentos odontológicos inclusivos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na Jornada, o Dr. Felipe Rossi deu detalhes sobre a ONG que fundou em 2016 e com a qual tem rodado o Brasil e mundo para tratar os dentes e devolver sorrisos mais dignos a quem não tem acesso à odontologia e nem teria como pagar. Transformar vidas e promover justiça e inclusão social são também missões da Odontologia, como Felipe Rossi e a equipe da ONG comprovam. Das populações ribeirinhas às sertanejas; até as comunidades urbanas mais carentes, ou até povoados em condições de total miséria no continente africano, todos tem em comum pessoas sem assistência odontológicas e que já foram beneficiadas pelo trabalho da entidade “Por 1 Sorriso”.
E não se trata apenas de saúde bucal, mas também da reinserção do indivíduo na sociedade, com o resgate da sua autoestima. Vale lembrar que o Brasil ainda é considerado “um país de banguelas”, mesmo sendo o país com o maior número de cirurgiões dentistas no mundo. São mais de 20 milhões de pessoas que nunca tiveram uma consulta odontológica. E mais, três em cada quatro idosos no país são desdentados totais. São pessoas que perdem oportunidades de trabalho, deixam de socializar e de se relacionar com outros por pura vergonha e tristeza devido à falta de dentes. Muito mais que tratar de dentes e gengivas, a Odontologia devolve qualidade de vida às pessoas.
Comments