Por: João César Lima Júnior
Evento aberto ao público infantil será sábado, 12 de outubro, na Praça Maria Aragão das 16H às 20H
Criado com o objetivo de promover a democratização do lazer infantil de qualidade, o projeto cultural Arena Alegria, idealizado pela produtora Cássia Melo (Grupo Oito) foi um sucesso em 2018, por levar às crianças de diversas regiões metropolitanas de São Luis uma programação gratuita e diversificada de atividades recreativas, arte, música e teatro.
Trata-se de um espaço de lazer lúdico, que estimula a criatividade, a socialização das crianças e democratiza o acesso às artes entre o público infantil, ao mesmo tempo em que resgata a importância das brincadeiras tradicionais e jogos de rua, como a dança das cadeiras e o pular amarelinha, entre outras formas saudáveis de tirar os baixinhos do sedentarismo da vida moderna. Aprovado pelos pais e pelas crianças o Arena Alegria está de volta em sua segunda edição.
E esse ano o projeto vai acontecer em uma única etapa, no próximo dia 12 de outubro, feriado do Dia da Criança, tendo como palco a Praça Maria Aragão, das 16H às 20H. O evento conta com patrocínio da Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E terá as seguintes atrações: Das 16 às 18h acontecem jogos e recreações com monitores das empresas Pró Sports e Cia Sports e atividades circenses como palhaços, malabaristas e pernas de pau, comandadas pelos integrantes do coletivo "O Circo tá na Rua". Das 18H às 19H tem apresentação da peça teatral “Fala Pikena”, com a história da personagem Maria Calada da Silva, uma garota de 6 anos que era muito tímida e que decidiu se comunicar somente pelas redes sociais, sem usar a voz. Mas ao longo da peça, Maria Calada vai conhecer outras pessoas que mostrarão a ela a importância da comunicação entre as pessoas e tentarão convencer a garotinha a voltar a falar. Uma trama com muitas lições e mensagens importantes para os dias atuais. E finalizando a programação, show musical com a banda infantil Carrossel Encantado, das 19H às 20H. A banda é formada pelos músicos Adriana Bosaipo; Lin Júnior; Netinho Bass; Ronald Nascimento e Renato Serra.
Mantendo o foco para garantir a inclusão, essa segunda edição continua com o diferencial de inclusão de pessoas com deficiências (PCD´s), que aconteceu desde a primeira edição. Esse ano, mais uma vez foi criado um espaço adaptado para idosos e PCD´s com acessibilidade, além de tradutores de libras à disposição do público durante toda a programação. Vale lembrar que toda a programação será aberta ao público e gratuita, com muito conforto e segurança. A intenção é oferecer um espaço diferenciado para reunir famílias e crianças numa grande festa popular do Dia das Crianças. Celebrar a infância com o que se pode oferecer de mais saudável e lúdico, unindo esporte, arte e recreação em um mesmo espaço.
“A Cemar está muito feliz com essa parceria, que resultou em um projeto inclusivo e que é o nosso presente às crianças da cidade. Toda a programação foi pensada para oferecer às crianças um lazer divertido, democrático e de qualidade; com atividades que estimulem a imaginação, a socialização e fomentem a prática de atividades ao ar livre; além de oferecer arte e teatro, que são elementos importantes para o desenvolvimento infantil, mas nem sempre acessíveis a toda a população”, declarou Jeane Pires, analista de responsabilidade social da Cemar.
Para a Diretora do Grupo Oito, e idealizadora do projeto Cássia Melo, o Arena Alegria é um projeto anual da mais relevante contribuição para promover o acesso ao lazer infantil na cidade:
“Criamos o Arena Alegria como um projeto cultural e social; que tem como objetivo promover diversão, cultura e lazer para a população em geral, de todas as classes sociais. Esse ano faremos apenas um evento no dia 12 de outubro; mas nossa intenção é para 2020 voltar a realizar esse projeto de forma itinerante, pelos bairros carentes de São Luis. Este é o projeto da minha vida, e sou muita grata aos patrocinadores pela continuidade do Arena Alegria, que é muito positivo para as crianças impactadas”, declarou a produtora.
Comments