As duas equipes de jovens empreendedores do Programa Miniempresa da JA Maranhão – ONG mundial que busca promover a educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas - participaram neste sábado (19) da Feira Emaranhartes, realizada na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. Na ocasião, os estudantes puderam colocar em prática os ensinamentos adquiridos sobre a gestão de uma empresa, culminando com a comercialização dos produtos idealizados por eles.
“Foi uma oportunidade para que os alunos pudessem expor e vender os produtos e em um espaço plural, para pessoas diversas e tenham essa noção real de trabalhar com vendas em um ambiente não controlado.”, explicou o Diretor Executivo da JA Maranhão, Saulo Nunes.
O programa Miniempresa visa a formação prática e de vivência empreendedora e tem duração de 15 semanas de atividades em que alunos do ensino médio organizam e gerem empresas, desde as ideias iniciais e confecção de produtos, marketing, finanças e venda do produto final.
Este ano participaram 70 alunos de instituições de ensino públicas e privadas. “Nosso foco é mostrar para esses jovens que o empreendedorismo pode torná-los pessoas diferenciadas, que queiram agregar mais para a comunidade, que queiram fazer um trabalho bem feito.”, acrescenta Nunes.
As equipes, formadas por jovens do Colégio Educallis e do Colégio Militar Tiradentes I, contam que a experiência foi de muito trabalho, mas repleta de aprendizados para a vida. “A experiência está sendo incrível, nunca pensei que poderia viver isso. Eu sempre via o empreendedorismo de longe, mas viver isso é completamente diferente.”, conta a aluna Isabela Lima Ramos Pires, da equipe Iluminnus, do Colégio Educalliss, que tinha como produto velas aromáticas produzidas por eles.
“Ver o que consigo fazer é muito gratificante. Nosso esforço foi recompensado no final”, diz a estudante Alana Marques, da equipe Keychain Code, do colégio Militar Tiradentes I. Os estudantes decidiram que seu produto final seria chaveiros personalizados. “O aprendizado de trabalho em grupo foi muito grande e nos ajudou. Tivemos estresses, mas no fim saímos da experiência mais unidos e saímos da nossa zona de conforto.”, explica a estudante.
O Emaranhartes, que está em sua 8ª edição, foi idealizado por ex-alunos da JA Maranhão que integraram o programa Miniempresa. Um dos principais objetivos da ONG mundial é promover a educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas.
Comentarios