Meireles Jr. é um entusiasta do Maranhão e tem usado o seu brilhante dom na fotografia para revelar ao mundo as belezas do seu Estado. O premiado fotógrafo é incansável nessa missão, e emenda um projeto no outro, sempre com o propósito de valorizar o Maranhão.
Mas agora Meireles Jr. foi muito além, unindo esse propósito ao de empoderar pessoas simples para usarem a fotografia também como uma forma de ganharem visibilidade e maior valor agregado ao seu trabalho. Estamos falando dos 13 guias de turismo da bela região de Atins, que participaram do projeto “Olhares Invisíveis Atins”, concebido por Meireles e viabilizado pela Grupo8 com o patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto tem como frutos um livro com belos registros do vilarejo de Atins e uma exposição com as fotos da obra; cujo lançamento acontecerá em Atins, Barreirinhas e São Luís. E mais, o perfil no instagram - @olharesinvisiveisatins - no qual os guias estão postando suas fotos e dessa forma, divulgando ainda mais as belezas dessa parte do Parque dos Lençóis Maranhenses, que recentemente foi destacada internacionalmente, na matéria do jornal americano New York Times.
Mas o maior legado do projeto é social, com a capacitação gratuita oferecida os guias turísticos na arte da fotografia, fazendo uso do celular. Eles tiveram diversas aulas teóricas e práticas em Atins, tendo como mestres Meireles Jr. e fotógrafos convidados: Veruska Oliveira, Bidney Mendes e Daniel Martins. Os guias de diferentes idades e perfis puderam aprender técnicas sobre ângulos, iluminação, perspectiva entre outras questões essenciais para uma boa fotografia. Agora já formados, receberão um diploma do curso; exemplares do livro contendo suas próprias fotografias para comercializarem ou usarem como portfólio, e mais que tudo, o protagonismo de poderem oferecer aos clientes um serviço diferenciado, tendo a arte da fotografia profissional como passaporte para uma vida melhor.
“A Fribal muito se orgulha em ter viabilizado esse projeto, com um forte impacto positivo no turismo maranhense. Acreditamos que os guias de turismo, agora capacitados na arte da fotografia, ajudarão a divulgar ainda mais essa bela região, além de promover o crescimento destes profissionais. Somos parceiros de longa data deste renomado artista, Meireles Jr., patrocinando diversos projetos seus, sempre reiterando o nosso compromisso com o apoio à cultura do Maranhão, suas belezas e potencialidades” declarou o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira.
O projeto também vai impactar positivamente o setor hoteleiro, que passa a contar com a oferta mais ampla de serviços por parte dos guias; o que foi muito bem recebido pelos empresários da hotelaria de Atins:
“O Projeto Olhares Invisíveis ocupa um espaço importante na capacitação dos profissionais de turismo, pois viabiliza a oferta de conhecimento em uma habilidade que os guias ainda não possuem. Consequentemente, teremos melhor qualidade no serviço prestado, com lindos registros das paisagens da região” declaram Saulo Prazeres e Jethro Raposo, sócios do hotel Vila Aty Eco Lodge.
O veterano fotógrafo Edgar Rocha declarou no prefácio do livro que está encantado com os resultados: “Fiquei impressionado com as fotos deles, feitas com o celular. A dedicação dos guias em aprender me fascinou. É um exemplo do poder transformador da fotografia. Uma iniciativa que começa neste lindo povoado e pretende percorrer outros paraísos naturais do Maranhão e do Brasil” diz o mestre.
“Senti a necessidade de começar o projeto Olhares Invisíveis por Atins, devido ao imenso potencial turístico desse que é um dos locais mais belos do planeta. Estou muito grato a todos que nos apoiaram lá, e à Fribal e ao Governo do Estado que viabilizaram esse sonho. O projeto deixa um forte legado entre os guias de Atins e a nossa intenção é não parar, mas levar essa proposta de capacitação e melhoria do turismo e das pessoas que trabalham na economia criativa a mais lugares. O Maranhão e o Brasil podem ganhar muito com o turismo e com esse projeto. Que esse seja só o começo” avisa Meireles Jr.
Os eventos de lançamento serão abertos ao público e um programa imperdível para os amantes da fotografia. Em Atins no dia 25.01 acontece uma roda de conversa com os guias turísticos às 14h na pousada Vila Camurim e às 19h o lançamento do livro na pousada Villa Aty. Em Barreirinhas, no dia 26.01 às 19h será realizada a exposição fotográfica na sede da empresa Pé N´Areia Ecoturismo. Em São Luís, o lançamento do livro com exposição de fotos será dia 30.01 (segunda – feira) às 19H, na Livraria AMEI no São Luís Shopping.
O livro “Olhares Invisíveis Atins” tem 82 imagens belíssimas, e todas de autoria dos guias, distribuídas em 128 páginas, em edição bilingue (português e inglês). A obra faz também uma homenagem ao empresário e artista plástico Antônio Carlos Buna, um pioneiro desbravador da hotelaria em Atins.
Os guias e autores das fotos foram descritos por Meireles Jr. como “os donos do olhar”: Antônio Carlos Alves Catarino; Antônio Carlos Diniz, Denilson Diniz, Fernando Brito, Inaldo Gomes Jr., Júnior Andrade, Lucia Rodrigues Silva, Mailson Aguiar, Marivaldo Morais Farias, Monalisa Catarino, Railson França Neves, Raimundo Nonato Santos e Wanderson Aguiar.
“Gosto muito de trabalhar com turismo, pois conhecemos muitas pessoas legais. Meu sonho após esse projeto é crescer mais nessa profissão, fazer belas fotos dos meus clientes e ganhar mais com esse serviço, para dar uma vida melhor para o meu filho Raul de 10 anos. Já recebei até elogios pelas fotos que fiz após esse curso. Estou empolgada” revela Monalisa Porto Catarino, que trocou a profissão de técnica de enfermagem pela de guia de turismo. Ela é nascida em Atins e vem de uma família de pescadores. Monalisa descobriu o projeto através do marido Raimundo Nonato Santos, que também é guia e fez o curso junto com ela. Os dois também levaram o pai dela, o pescador Antônio Carlos Catarino, o aluno mais experiente do projeto, com 54 anos e muito conhecimento das belezas da região; assim como outro veterano, o guia Antônio Carlos Diniz, de 45 anos, conhecido como “1.000 Horas.
Já Maílson Santos Aguiar tem 20 anos, seu pai é pescador e a mãe é marisqueira em Atins. Há dois anos Maílson trabalha com passeios turísticos com cavalos na região. Ele não tinha nenhum conhecimento de fotografia, mas tomou coragem para fazer o curso, se empenhou e agora formado, já sonha com o crescimento na renda mensal através das fotos:
“Não sabia nada, mas aprendi muito no projeto. O mais difícil foi aprender a fazer fotos panorâmicas, mas agora sei usar esse recurso para revelar as belezas de Atins, que são muitas. Poder oferecer um serviço ainda melhor para os turistas e melhorar de vida com a fotografia me deixa muito feliz. Sou muito grato Meireles Jr. e a todos do projeto” declarou Maílson.
Maílson, Monalisa, seu Antônio Carlos Catarino e todos os 13 guias do projeto que já conheciam cada palmo das belezas de Atins, agora estão à disposição dos turistas para eternizar essas belezas e experiências únicas através da fotografia digital; com a vantagem de já terem um olhar apurado e estético sobre a região. Para o Maranhão, “Olhares Invisíveis Atins” é também a oportunidade para levar ainda mais longe todas as belezas de Atins e dos Lençóis Maranhenses. Orgulhosamente, do Maranhão para o Mundo!
Comments