Em comemoração aos 18 anos de atuação da Junior Achievement no Maranhão – ONG mundial que promove educação financeira e empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas – a entidade promoveu uma programação especial nesta terça-feira (16). O evento contou com homenagens a apoiadores, ex-alunos, membros da diretoria e do conselho e mantenedores da organização no estado.
Durante o evento foram exibidos dados relativos ao trabalho realizado pela instituição no estado: desde 2004, foram cerca de 35 mil alunos impactados em 246 instituições de ensino (fundamental, médio e superior), com o trabalho de mais de 1.900 voluntários.
A presidente da ONG no Maranhão, Jaqueline Moucherek, destacou o caráter social e transformador da educação financeira promovida pela Junior ao longo desses 18 anos. Atualmente, a JA conta com 22 programas implementados em escolas por meio do método aprender-fazendo, com destaque para o miniempresa, ação que estimula alunos a montarem suas próprias estratégias de produção e venda de serviços e produtos.
“É gratificante estar à frente de uma entidade que trabalha com educação empreendedora de uma forma que transforme as vidas dos jovens ao mesmo tempo que prepara eles para o futuro. Esse trabalho apresenta uma nova percepção, ajuda eles a compreenderem o potencial que têm”, afirmou.
Primeiro diretor executivo da entidade, o empresário Hélio Maia foi um dos homenageados da noite com uma menção honrosa e destacou a importância da JA Maranhão pelo fomento à cultura empreendedora no estado.
Por ser uma instituição sem fins lucrativos, a JA conta com a participação de voluntários e empresas mantenedores para dar continuidade às ações. Representando a ALUMAR, uma das primeiras empresas a trabalhar a educação financeira com a JA no estado, a analista de relações institucionais, Francisca Fontes, falou da gratificação em contribuir para a história da entidade e convidou mais empresas a fazerem o mesmo.
“A atuação da Junior realmente transforma a vida das pessoas. Não só dos alunos, mas de todos os voluntários dentro desse programa. É uma experiência muito grande e uma transformação sem precedentes”, disse.
Comments