As duas equipes de jovens empreendedores do Colégio Educallis do Calhau e do Colégio Militar Tiradentes I, que integram o Programa Miniempresa desenvolvido pela JA Maranhão terão a oportunidade de colocar na prática os conhecimentos adquiridos sobre como criar e gerir próprio negócio. Elas participam como expositoras da Feira Emaranhartes, que acontece neste sábado (19) das 14 às 21h na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís.
Em sua 8ª edição, o Emaranhartes é idealizado por ex-alunos da JA Maranhão que integraram o programa Miniempresa. Desde sua criação, tem como objetivo fomentar o mercado criativo da cidade, dando espaço e oportunidade para os microempreendedores e micronegócios dos mais variados segmentos.
Desenvolvido pela JA Maranhão - ONG mundial que busca promover a educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas – o Programa Miniempresa tem por objetivo fomentar o empreendedorismo entre os alunos. Nesta edição, 70 estudantes participaram do programa, que teve duração de 15 semanas.
Ao longo do período de execução, os estudantes montam uma miniempresa e desenvolvem todo o processo de gestão do negócio. Por meio do método aprender-fazendo os alunos são estimulados a montar suas próprias estratégias de produção e venda de produtos, vivenciando, na prática, o universo do empreendedorismo, tornando cada participante em um miniempresário. Neste sábado, eles terão oportunidade de comercializar os produtos.
O Miniempresa é o nosso principal programa e proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa”, explica a presidente da JA Maranhão, Jaqueline Moucherek. Segundo a presidente da organização, é muito gratificante para a JA fomentar a cultura empreendedora entre os jovens.
RODADA DE PALESTRAS
Como parte da programação do Miniempresa, foi realizada no último sábado (12) a Rodada de Palestras com o tema “Histórias que inspiram”. Na ocasião, foi convidado o sócio-conselheiro da Gentil Negócios, Fundador e CEO do Viddy, Daniel Gentil, que falou de sua trajetória como empreendedor.
Comments