POR: JOÃO CÉSAR LIMA JÚNIOR
Segue até o dia 6 de fevereiro, no Multicenter Sebrae, o curso “Empreendedorismo - Para começar bem”, promovido pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Sebrae/MA. A capacitação envolve nesta primeira turma 25 idosos assistidos da instituição e, também, provenientes de entidades que compõem a Rede de Defesa da Pessoa Idosa na capital. O objetivo é garantir aos idosos a possibilidade de participação social e de complemento da renda familiar por meio do trabalho e do empreendedorismo de forma responsável e planejada.
“Entendemos que o idoso precisa trabalhar para se sentir útil e peça importante no provimento familiar. Para isso, ele precisa de acompanhamento para readequar-se às novas estruturas de mercado e às peculiaridades dispostas neste curso”, destacou o defensor público titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Benito Pereira Filho, durante a abertura das atividades. A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, também participou do momento.
O gerente da Unidade Regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, também participou da abertura e deu boas-vindas aos participantes. “Empreender é algo desafiador, mas é fundamental possuir as ferramentas para empreender com razoável chance de sucesso.
Portanto, nada mais justo que o Sebrae contribuir com sua expertise para que estes idosos obtenham êxito nessa nova etapa”, explicou aos participantes. “Estamos extremamente felizes com essa oportunidade que a Defensoria e o Sebrae estão nos dando para nos capacitar e, quem sabe, termos nosso próprio negócio”, disse a idosa Zélia Moreno, participante da turma.
O curso é dividido em 4 eixos, com os temas “Como validar seu modelo de negócio começar bem” e “Transforme sua ideia em modelo de negócios”, além das oficinas sobre “Análise de mercado para começar bem” e “Empreendedorismo para começar bem”. Os idosos receberão informações importantes de como planejar e gerir seu próprio negócio, debaterão sobre características do empreendedor, realizarão estudo de casos, autoavaliação, dentre outros aspectos inerentes à gestão empresarial.
Comments