POR: JOÃO CÉSAR LIMA JÚNIOR
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís é uma das entidades empresariais que colaborou com sugestões para a definição do protocolo de recomendações sanitárias visando à flexibilização do funcionamento das atividades econômicas. O documento, solicitado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), contém orientações que podem ser aplicadas nas empresas para oferecer segurança sanitária aos clientes e funcionários.
As sugestões apresentadas pelas entidades empresariais vão ao encontro das diretrizes do decreto nº 35.831/ 2020, do Executivo Estadual, no que se refere aos protocolos sanitários, e contemplam a obrigatoriedade do uso de máscara e higienização das mãos antes da entrada nos estabelecimentos comerciais, distanciamento mínimo, recomendação de manter os ambientes arejados por ventilação natural, trabalho remoto, sistemas de escalas e revezamento de turnos de trabalho, entre outras normas que deverão ser seguidas para evitar contatos e aglomerações.
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, explica que o conteúdo foi consensuado entre as entidades, considerando cenários de risco. “A retomada das atividades deve ser feita de forma responsável e segura para prevenir a disseminação da Covid-19. Nesse sentido, nós vamos orientar as empresas quanto às adequações que devem feitas e recomendar que os protocolos sanitários de cada setor sejam seguidos como medidas de proteção que reforçam as ações de saúde desenvolvidas pelo governo, às quais temos dado todo apoio”, afirma.
De acordo com o decreto, a Seinc deverá encaminhar as sugestões de protocolo à Casa Civil para edição de portaria autorizando a abertura de segmentos econômicos, após validação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública do Estado do Maranhão. Para a CDL São Luís, esse processo é fundamental para consolidar as estratégias de enfrentamento da Covid-19, que devem ser permanentemente analisadas a partir da relação entre a incidência de casos e a capacidade assistencial da rede de saúde.
A CDL São Luís ressalta que o êxito da retomada gradual das atividades econômicas está condicionado à garantia de funcionamento eficiente de serviços de transporte público e fiscalização, entre outros, e à sensibilização da população quanto ao cumprimento das medidas que impedem a disseminação do coronavírus.
Comments